terça-feira, janeiro 27, 2004

 

Ambiente, blá, blá, blá !

... as autarquias "não têm preocupações ambientais" (...) "as preocupações ambientais que por vezes são demonstradas pelas câmaras municipais vêm efectivamente no discurso político anterior às eleições". (...) o ambiente faz parte da bandeira politica porque está na moda e porque dá votos. "As pessoas são obrigadas (é o caso por exemplo de quem quer ostentar a Bandeira Azul) a ter preocupações ambientais e não as sentem como parte integrante da sua ética" ...
Excerto de uma entrevista feita pelo Atlântico Expresso a Anunciação Ventura, responsável pelo Centro de Conservação e Protecção do Ambiente (CCPA), do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores. Centro este "que está a preparar para o início do próximo mês um seminário intitulado "Gestão Participada das Zonas Costeiras" destinado à formação de técnicos das autarquias, de administrações portuárias, de organizações não governamentais de ambiente e de agentes privados. E, embora as intervenções na orla costeira estejam na ordem do dia, nenhuma das câmaras municipais da Região, mostrou qualquer interesse em participar neste seminário, isto é, em receber formação na área."
É o "politicamente correcto", basta vê-los falar de Ambiente como verdadeiras autoridades na matéria. Os politicos, claro!
Mas, quando chega a hora da verdade, é o que se vê. Estão-se "marimbando"!
A Drª Anunciação Ventura tem razão quando diz que a preocupação com ambiente só é demonstrada em vésperas de eleições porque até dá votos, por isso mesmo, se esta acção acontece-se num período pré eleitoral era vê-los a atropelarem-se para participar.
Pena é que este seminário não seja destinado também a membros do governo ou candidatos a, pois agora seria uma boa altura para ter "casa cheia".
A esse propósito, há poucos dias, ouvi o Secretário Regional do Ambiente referir, numa entrevista à RDP-A, sobre a candidatura da vinha do Pico a Património Mundial da Humanidade, que esta seria a sua primeira preocupação nos próximos tempos, e que a elegia como sua principal acção.
Ora, vindo do responsável máximo pelo ambiente nos Açores, demontra bem fraco "interesse" que tem este tema para os governantes. Pelo menos até à próxima campanha eleitoral
É pena que assim seja !


Post-Scriptum - Não compreendo como é que a CMVP que se diz tão preocupada com o Ambiente em Santa Maria, e quero a acreditar que sim, que recrutou recentemente para colaborar nesta área uma pessoa com formação em Engenharia de Ambiente - o que desde já me congratulo - tenha recusado participar numa formação deste género.
Não seria de repensar esta posição? Julgo que ainda estará a tempo de se inscrever no referido seminário...
Ao menos, sejam diferentes dos outros, mas para melhor.






<< Página inicial
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]