quinta-feira, março 03, 2005

 

3º Mundo? Recuso-me

É em momentos desses que a revolta se apodera de nós.
Soube hoje do falecimento de duas pessoas que embora não sendo das minhas relações, não deixam, contudo, de me causar uma grande pena, já que por razões profissionais viveram e conviveram em Santa Maria, o que obviamente por ser um meio pequeno, eram de alguma forma conhecidas e queridas.
Primeiro foi a notícia acerca do falecimento do Ricardo, na consequência do terrivel e aparatoso acidente que referi no post anterior.
Lutou pela vida, mas não conseguiu. Perdeu.
Mais um jovem que entra assim para as negras estatísticas dos acidentes mortais nas estradas portuguesas. Santa Maria contribuí da pior forma.
A outra, é acerca do falecimento da Denise. Também ela viveu e trabalhou cá.
Nos ultimos meses travou também uma dura batalha pela vida. Perdeu! Não conseguiu vencer a maldita leucemia.
A sua história foi dada a conhecer ao país inteiro pela TVI, desencadeando uma enorme onda de solidariedade na busca de um dador de medula compativel, algo que infelizmente não conseguiu a tempo.
Também cá houve quem quisesse contribuir, neste gesto tão nobre.
Contaram-me, que houve quem se dirigisse ao Centro de Saude para poder realizar a recolha de sangue para efectuar os testes de histocompatibilidade, não tendo sido possivel, uma vez que esses testes são efectuados no continente e a demora que leva as amostras a lá chegar, faz com que não cheguem em condições.
Repito que me contaram. Não quero acreditar, mas garanto que vou confirmar.
É que... a ser verdade, trata-se de um autêntico atentado aos direitos mais básicos de cidadania, agora que tanto se discute.
Não acredito que se a colheita fosse efectuada numa quinta feira e seguisse na SATA Internacional não chegaria em condições de ser analisado. Ou será que ninguém pensou nessa possibilidade?
Isto seria ainda mais grave, mas não me admirava!
Se foi esta a situação, foram mais algumas hipoteses de se encontrar um dador que se perderam, e ficará para sempre a dúvida se se encontraria ou não. Para sossego das nossas consciências vamos acreditar que nenhum de nós era compativel!
Vivo num meio pequeno, mas sou tão português com qualquer outro, e por isso recuso-me que nos tratem como 3º Mundo.
Recuso-me, e contra isso luterei sempre.
Ao Ricardo e à Denise, a minha homenagem .
Post Sriptum - Tentarei confirmar a história. Fica aqui a garantia de me desculpar se estiver errado. Espero também que a confirmar-se, alguém se justifique, mas acima de tudo que tome providências para resolver a situação em futuras oportunidades.
Mais do que achar culpados é necessário tomarem-se medidas. Ou será que os exemplos não são suficientes?





<< Página inicial
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]