quinta-feira, março 10, 2005

 

Águas agitadas


Cais Ferry do Porto de Vila do Porto, hoje às 14:30. Ondulação SW forte.
É assim que fica o "primeiro" Cais Ferry da Região quando a ondulação é um pouco maior.
Hoje, até havia justificação, mas a grande maioria das vezes basta qualquer "ventinho" para provocar ondulação no saco do porto.
É já um facto que depois da construção desta infraestrutura, as condições de opercionalidade do porto de Vila do Porto pioraram bastante, havendo dias que a operação no mesmo se torna muito difícil.
A causa, segundo os "experts", é devido às ondas reflectidas no cais ferry que causam uma forte agitação em toda a baía.
Aquando dos estudos efectuados em laboratório à escala reduzida, esta situação verificou-se, sendo então classificada como "normal".
Pois, "normal" é no laboratório, em que os barcos são de "brinquedo", o pior é que aqui, o mar é verdadeiro, e os barcos a valer. E o mal está feito.
Mais. É que o projecto previa uma solução diferente para a zona de acostagem, que minimizaria este efeito indesejado. mas como sempre o orçamento falou mais alto, e a solução foi esta.
Segundo os "entendidos" na matéria, a situação deverá melhorar aquando da construção do Porto de Recreio Nautico, já que o projecto global incluía aquelas duas estruturas que se complementam. Esperemos que assim seja!
De qualquer modo, segundo o Presidente do Governo Regional anúnciou à 15 dias, a obra será lançada em finais de 2004. Seria bom que se efectuassem estudos mais aprofundados de forma a avaliarem-se todos os impactos e alterações comportamentais na zona do porto, e se necessário fôr, reformular ou alterar o projecto a fim de corrigir-se e melhorar a operacionalidade do mesmo.
Já que se está com a mão na massa...

Post Scriptum - Em primeiro plano é visivel a plataforma de entrada e saída de viaturas no navio (ferry) - a grande inovação e mais valia do Cais Ferry - que por razões que se desconhecem em concreto nunca funcionou. Da primeira vez nem foi possivel abrir a porta da popa do navio ( ferrugem a mais?!) depois foram feitas algumas correções na pltaforma do cais (aumentada ?!).
Dentro de mês e meio irá começar a operação da Açorline, vamos lá vêr se é desta que a porta abre e se caberá na plataforma.
Com tudo isso quero crêr que as dimensões desses equipamentos sejam standarizados, senão, quando mudarem de navio lá terão de "escangalhar" o porto!
Oh valha-me deus...





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