sábado, março 12, 2005

 

Protopic

"LOUCURA DE PREÇOS NA SAÚDE!
Acabo de deixar cair sobre a minha secretaria uma bisnaga vazia de um medicamento que me tem permitido viver sem a utilização sistemática de corticóides A palavra cortisona será talvez conhecida de algumas pessoas atendendo a que a mesma tem sido associada ao doping pelos órgãos de comunicação social. Poucos saberão no entanto o que é viver uma vida com a necessidade constante de a esses medicamentos ter de recorrer. Muito menos serão aqueles que tem a noção dos efeitos secundários que os ditos corticóides provocam num organismo já de si debilitado.
(...) a minha história é a história de um gajo que vive num país onde se tem de mendigar para poder ter acesso a medicamentos que são uma alternativa clara a outros que se sabe serem causadores de novas mazelas.
No meu caso especifico teria de pagar, se o pudesse fazer, cerca de doze contos por uma bisnaga de um produto alternativo aos corticóides. O produto de que vos falo chama-se protopic e é servido ao respectivo cliente em bisnagas de trinta gramas. Doze contos por uma bisnaga de trinta gramas para quem padece de um problema que o irá acompanhar para a vida inteira. É triste, é triste que o mesmo estado que se propõe gastar milhões e milhões de contos em brinquedos subaquáticos, não se digne a ajudar financeiramente a quem com este tipo de problemas tem de viver."
Post do Blog Enresinados em Junhode 2004.

CREME POTÊNCIALMENTE CANCERIGENO À VENDA.
«Protopic» é prescrito para «dermatite atópica severa e refractária»
A autoridade norte-americana para o medicamento alertou hoje para os riscos cancerígenos em dois cremes para afecções cutâneas, um dos quais está à venda em Portugal.
No alerta da Food and Drug Administration (FDA) é recomendados aos médicos que prescrevam os cremes Elidel (laboratório Novartis) e Protopic (laboratório Fujisawa) apenas em situações em que outros produtos não tenham tido sucesso.
Um dos cremes em causa - o Protopic - está à venda em Portugal, onde é prescrito para a "dermatite atópica severa e refractária".
A FDA justifica o alerta com o "potencial risco de cancro" identificado nos produtos.
(...)Para já, a FDA optou pela medida preventiva de aconselhar uma restrição no uso destes produtos. "
Publicado no PortugalDiario em 10/3/2005
Reacções:
- maria Resta saber se dentro de dias não aparecerá outra identidade a negar o perigo desses cremes...Em quem acreditar em tais circunstâncias?
- Atomina Ora carambas, tive de desembolsar 54 euros por um tubo de Protopic para o meu filho e agora vai para o lixo!! Não há ** que aguente!
- Sara G. Não se morre da doença, morre-se da cura...
São provávelmente muitos os casos de pessoas que fazem o sacrifício de pagar o preço exorbitante por um tratamento alternativo ao uso dos corticoídes. Tudo em nome da nossa saúde.
Em que podemos nós acreditar?
Deixo um conselho: voltemos ao tempo das mézinhas caseiras, que mesmo não tratando o corpo, pelo menos sossega-nos o espirito.





<< Página inicial
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]