quarta-feira, janeiro 25, 2006

 

Santa Maria a Cavaco

Passados alguns dias das eleições presidênciais, e já passada e (bem) digerida a vitória do Prof. Cavaco Silva, será interessante analisar e dissecar um pouco os resultados da eleição presidencial em Santa Maria, cujos resultados foram os seguintes:

CONCELHO - Vila do Porto

Cavaco Silva - 46,34
Manuel Alegre - 23,71
Mário Soares - 20,68
Francisco Louçã - 5,99
Jerónimo Sousa - 2,96
Garcia Pereira - 0,32

A acompanhar a tendência nacional, também aqui o Presidente eleito levou vantagem, sem no entanto obter uma maioria absoluta. Por outro lado, a soma da votação dos candidatos: Manuel Alegre e Mário Soares é de 44,39% ficando assim muito próxima de Cavaco Silva. Mas indo um pouco mais longe, e juntando toda a "esquerda" daria 53,66% dos votos, portanto maioria absoluta.
Penso que com este simples exercicio podemos concluir aquilo que seria previsivel caso tivesse havido um "entendimento" à esquerda: esta teria ganho e eleito o "seu" candidato. Mesmo que só tivesse havido um candidato do PS, provávelmente os resultados seriam outros, dada a possibilidade e previsibilidade do voto útil da esquerda no candidato que poderia garantir os melhores resultados para essa esquerda dividida e desnorteada, que se preocupou mais com o seu próprio úmbigo do que com o interesse de Portugal.
É interessante verificar como num meio pequeno e com um eleitorado que tendencialmente vota esquerda, os resultados traduzem o espectro verificado no resto do país, como se de um balão de ensaio se tratasse. Há no entanto uma situação que se tem vindo a agravar a nivel nacional, mas com maior ênfase em Santa Maria: a abstenção, que neste acto eleitoral atingiu os 62,19%. É preocupante o desinteresse que os Marienses tem demostrado e que se tem vindo a agravar. Julgo que é um assunto que tem que merecer um maior cuidado e melhor interpretação, já que o alheamento de uma população para exercicio pleno da cidadania poderá ser um sintoma de desagrado ou mesmo de desilusão na forma com que a politica e a classe politica é vista. Uma coisa é certa, a vida é feita daquilo que nós queremos, mas para isso é necessário o empenho de todos. Como diz alguém, "nós merecíamos melhores politicos", mas para isso é preciso também melhores cidadãos.
Enquanto isso, temos os politicos que temos e Santa Maria votou uma vez mais maioritáriamente Cavaco Silva, a exemplo do passado quando este era candidato a primeiro ministro e que obteve duas maiorias absolutas.





<< Página inicial
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]